39 and the Red Pill


Hoje é meu 39º aniversário. Obrigado pelos parabéns. Como presente, me dei um texto.

Este texto é uma celebração. A celebração de um duríssimo ano que passou e a chegada de um novo ano. Mais ainda, a celebração de um renascimento.

Inicio com uma retrospectiva. Nasci como privilegiado branco de classe média. Não morei em lugares chiques e caros, mas tive as regalias dessa faixa da sociedade. Nunca passei necessidades e frequentei colégios particulares (um deles, de altíssimo nível social).

Como cheguei ao mundo no começo dos anos 80 e, principalmente por minha característica social, não fui educado a pensar. Fui educado a aceitar.

Goela abaixo, "aprendi" conceitos sociais, históricos e ideológicos. Esses conceitos definiram, para o bem e para o mal, aquilo que fui e sou.

Algumas vezes, Morpheu me ofereceu a pílula vermelha (já assistiu Matrix?). Mas a overdose de doutrinação causada pela pílula azul, sempre encobria os efeitos. Encobria. Pois eles ainda estavam ali, apenas esperando eu acordar.

Por tratamento de choque, acordei. E acordar foi dolorido e é lindo. Porém me traz um pesar imenso. Afinal, vivi 80% da minha vida carregando e reproduzindo comportamentos e conceitos deturpados.

Comportamentos que me obrigam a me desculpar com pessoas que sequer conheço, com pessoas que passaram por minha vida e pessoas que muito amo. Pois certamente as magoei. Direta ou indiretamente. Acreditem, isso me assombra diariamente.

Talvez tenha aprendido tardiamente, para evitar atitudes e comportamentos estúpidos. Mas nunca é tarde.

Conceitos que eu abominava, coisas das quais eu zombava, hoje formam traços do meu caráter.  Não só isso, tento compensar. Me esforço para deixar claro meu pensamento e tentar mudar o que posso.

O inverso acontece da mesma maneira. Coisas que já aplaudi, hoje me envergonham. Outras que já defendi, enxergo com outros olhos.

Cazuza cantava: "Meus heróis morreram de overdose / meus inimigos estão no poder". Aos meus heróis que morreram, peço desculpas por minha apatia, enquanto defendia falsos heróis. Sobre os inimigos no poder, me culpo por ter ajudado a colocá-los lá.

Hoje, vivo para corrigir meus rumos. Não só em minhas atitudes, mas criando oportunidades para que meus filhos não caiam no mesmo erro. Para eles, a pílula vermelha já foi oferecida.

Para finalizar, hora de parafrasear Morpheu: "Se você tomar a pílula azul a história acaba e você acordará na sua cama, acreditando no que quiser acreditar. Se você tomar a pílula vermelha, ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho."

Agora é sua vez.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas